domingo, 9 de agosto de 2009

APRENDI...aprender...

PS: Esta foto foi a melhor que achei na Net, porém a prisão de Paulo era pior do que isto, era um porão fétido abaixo do nível do solo, sem luz do dia. Além do que, nesta imagem ele está com vestes da Idade Média - época do pintor Reimbrant ( pintor francês), e principalmente não estaria com esta espada em sua cela-óbvio. Porém dá para se ter uma idéia, pelo olhar que o pintor imaginou, que realmente estava nosso amado Paulo passando por dura prova, mas com fé e confiança em Deus - simbolizada por um pé sem sandália - significando descanso(nota de minha autoria)

APRENDI...aprender...
"Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais,renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual já tínheis antes,mas vos faltava oportunidade.
Digo isto, não por causa da pobreza,porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado;de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência,tanto de fartura como de fome;assim de abundância como de escassez;tudo posso naquele que me fortalece". (Filipenses 4.10-13)
O apóstolo Paulo, quando escreveu este texto estava preso e com uma sentença de morte sobre si.
Hoje, por muito menos muitos perdem a alegria de viver...
Outros, pensam que viver contente é andar saltitante pelas ruas, dando aleluia a todo tempo e a cada palavra, sorrindo como uma máscara...
A alegria, deste tipo de contentamento muitas vezes não aparece no rosto, mas Deus a pode ver no coração...
Paulo foi muito humilde ao dizer: APRENDI!
Muitos de nós vemos Paulo como um "Super Homem" que tudo sabia, que estava sempre firme, forte e alegre.
Mas não, ele mesmo diz que isto – este contentamento em viver como Deus permite – é resultado de um longo e penoso APRENDIZADO.
As nossas experiências, boas ou más de vida devem nos levar ao a prendizado do que Deus quer para nós, e não nos levar à ira, amargura, ressentimento, desconfianças, etc.
Como Pedagoga sei (e todos também sabem) que, se o aluno não passa no teste, deverá fazer outro, se não passar de série deverá repeti-la – até aprender. Talvez, por isso muitas de nossas provações de Deus estejam se repetindo em nossa vida.
A palavra CONTENTE neste texto no grego é autarkes ou autokratés de onde vem nossas palavras autarquia e autocrata. Resumindo significa autonomia, soberania absoluta, independência
O que Paulo queria dizer não era que ele era um masoquista que gostava de sofrer e vivia rindo como um bobo ou mascarado, mas sim que ele tinha o controle de suas emoções, que mesmo preso se considerava livre em seu ser.
EQUILÍBRIO!
A palavra que mais define este viver contente em cada situação é o equilíbrio.
Saber viver com e para Deus tanto na fartura como na escassez.
Depois então que ele aprendeu , Paulo diz TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.
Muitos usam este versículo erradamente. Usam como se fosse uma "varinha mágica" para conseguir (adquirir, prosperar, receber)o que se quer.
Mas não.
DEPOIS que você aprender a viver em Cristo, com Cristo é que você poderá viver contente (seguro, equilibrado) em Cristo. Então o que você não conseguia fazer (administrar, equilibrar, libertar)em qualquer situação, COM CRISTO, você conseguirá!
Paulo estava ensinando que através das provas se chega à maturidade da fé, SE e tão somente SE Cristo estiver no controle de nossa vida.
Manter a serenidade em qualquer situação (e continuar caminhando pelo caminho estreito)depende do quanto você entregou de seu ser ao Senhor Jesus.
Quando as lutas vierem lembre-se dAquele que..."como ovelha muda perante seus tosquiadores, ele não abriu sua boca (Isaías 53:7) - e olha que Jesus poderia "fulminar" todos e cada um daquela multidão, só com um piscar de olhos!
Mas além de tudo (e tanto) que Jesus nos deu na cruz, deu-nos também o exemplo de "autarkes e autokratés".
Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário